quarta-feira, 30 de maio de 2012

Não olhe para trás!

O processo começa com uma sensação de perda. Uma impressão de que o quê ficou para trás era muito mais valioso do que aquilo que está a sua frente. Uma sensação de que talvez, no último cruzamento o caminho a ser tomado era o outro. Ou então que você não devia ter saído do asfalto e se aventurado por esta estrada de chão.
O medo também tem seu lugar neste processo. A sensação é de que se você não olhar para trás alguma coisa vai te apanhar de surpresa. Te apanhar desprevenido. Nada mais justo do que se proteger. Conhecer o seu perseguidor, dar ritmo a mudança. Será que o meu passo está adequado?


  Será que não preciso me apressar um pouco mais? Ilusão. Pura ilusão. Tudo parece trabalhar de forma orquestrada para que você olhe para trás.
Os sinais deixam de fazer sentido. Mesmo com sua cidade em vias de ser destruída, ainda que os avisos e sinais apontem para o final breve, apesar de tudo e de todos. Só uma olhadinha. Não vai fazer mal. Você já viveu lá por tanto tempo. Uma olhada apenas para se despedir. Depois você promete que não olha mais.
Então, como se por espasmo, você começa a olhar para os lados. Parece que seu pescoço precisa dar uma giradinha, quase uma espreguiçada, um relax diria eu. Efeitos físicos da tentação. Uma espiada de canto de olho. Você não se contenta. Não dá para enxergar direito assim. É preciso parar, girar o corpo e fixamente olhar para o que ficou lá.
Pronto. Você olha. Era só isso que você precisava. Não doeu nada. Agora você pode se virar novamente e seguir em frente.
Mas aquela visão te hipnotiza. Aquela vista familiar e saudosista te prende a atenção. Você fixa o olhar e aos poucos não consegue mais se mexer. Subitamente um gosto salgado te enche a boca e o calor da salvação dá lugar ao frio costumeiro da sua antiga casa, sua antiga cidade.
Olhar para trás não é mais uma opção, é um castigo. Seus olhos permanecerão eternamente abertos para ver o que você deveria ter deixado para trás.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Gênesis 19:26.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Congresso adolescentes !

Hojee pela manhã foi divulgado o tão esperado conite doos adolescentes Ministério viver para Ti ! Deus muito obrigado! Estamos muito felizes pois faltam apenas 32 dias para o nosso congresso !Dias 29 e 30 de junho e 1 de julho !! Quem puder estar levando uma doação de produtos de higiene pessoal ou de limpeza por favor nos ajude pois estaremos levando as doações para a AACC !

 
Participações especiais : Thiago Grulha, Coral Resgate e Jeová nissi
Preleitores:Pr.Jesiel Barbosa e Pr. Moisés Santos
E a Participação mais que especial: O DONO DA FESTA JESUS CRISTO! ANTES DE QUALQUER UM CHEGAR LÁ, ELE ESTARA NOS ESPERANDO !!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ele virá buscar você!

A situação, o problema que vocêe está enfrentando esta dificil? Não ta mais aguentanto tantos problemas que te cercam e está a beira da locura! Não sabe o que fazer?? Leia o estudo abaixo e Deus ira falar com você!!!


Ouvi uma voz trovejar do Trono: ‘Olhem! Olhem! Deus se mudou para a vizinhança, estabelecendo a sua casa com homens e mulheres! Eles são o seu povo, ele é o Deus deles (Apocalipse 21:3).
O narrador fala a mesma coisa quatro vezes em quatro frases consecutivas:
“Deus se mudou para a vizinhança”
“estabelecendo a sua casa com homens e mulheres”
“Eles são o seu povo”
“ele é o Deus deles”
O anúncio vem com a energia de uma criança de seis anos declarando a chegada do seu pai de uma longa viagem. “O papai está em casa! Ele está aqui! Mamãe, ele voltou!” Uma declaração não é o suficiente. Esta é uma grande notícia digna de repetição. Nós finalmente veremos Deus face a face. “Eles verão a sua face” (Apocalipse 22:4).
Deixe que isto seja absorvido. Você verá a face de Deus. Você olhará nos olhos Daquele que sempre viu; você verá a boca que comanda a história. E se houver algo mais maravilhoso do que o momento que você vir a sua face, será o momento que ele tocar a sua. “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima” (Apocalipse 21:4).
Deus tocará as suas lágrimas. Não irá flexionar os seus músculos ou ostentar o seu poder. Alguns reis escorariam seus garanhões ou fariam um discurso da vitória. Não Deus. Ele prefere passar um polegar na sua bochecha como se dissesse, “Pronto, pronto… chega de lágrimas”.
Você esta preparado para recebe-lo?

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O mais importante é o amor !

Texto: 1 Coríntios 13:4-7  
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
Abaixo esta um pequeno estudo dos verciculos acima que é tema do congresso dos adolescentes do ministério viver para ti! Dias 29 e 30 de junho e 1 de julho! Faltam 36 dias!


 O Amor é Paciente :Seja paciente, espere o momento certo em que todo o amor poderá ser expresso em sua plenitude.Seja paciente.
É bondoso: Seja bondoso, trate do seu amor com carinho e zelo, não machuque seu coração e nem o dele com cobranças ou preços que ainda não podem ser pagos, seja jeitoso, saiba que você agora tem consigo um novo coração para ser um e bater juntos, seja delicado,seja simples e cheio de cuidados, respeite e seja respeitado, viva e deixe viver, ame e deixe ser amado.
Não é invejoso: Não tenha inveja do amor, supere o amor recebido, não pense que recebe menos ou dá mais, se supere, surpreenda em tudo, seja melhor a cada dia, assim sendo, a inveja não tomara seu coração de assalto, pois como invejar se a cada dia nos superamos, voamos mais alto, queremos mais para nós mesmos e para nosso amor. Não inveje, mas se alegre e busque crescer junto. Ame ver a realização de quem você ama.
Não se vangloria, não se ensoberbece:Nada merecemos, tudo buscamos. muito recebemos, não porque somos bons ou melhores, ou especiais em nós mesmo ou superiores , mas porque Deus ama ver nossa alegria se o buscamos.
Não se porta inconvenientemente: Seja conveniente, comedido, mediador, sem exageros, controlado, tenha domínio próprio em relação as coisas que te cercam,não se desespere,viva para amar e amar pra viver. Tudo posso, mas nem tudo convém. Julgue o homem a si mesmo.
Não busca os seus próprios interesses: Os interesses são mútuos, unidos, o que agrada, agrada a todos, o que satisfaz, satisfaz a todos, todos abrem mão e todos se conformam em abrir mão do próprio querer, em prol do querer de todos.
Não se irrita:Seja Calmo, evite discutir ou brigar, passe a conversar a dialogar, a encontrar um ponto de encontro,um eixo, uma linha bem traçada e bem pensada.
Não suspeita mal:Confie. Ser um é conhecer esse alguém, como se realmente um fossem porque realmente são, e serão. Confie.
Não se regozija com a injustiça:Seja justo, mesmo que a sua própria justiça o condene, porém, não o condene ao mal, porém a correção. Seja coluna, pedra fundamental, Advogue pelo seu amor, defenda-se do mal e abra o coração para que o Senhor, teu Deus, seja o seu Justificador e Defensor.
Mas se regozija com a verdade: Não permita que os olhos de outrem encontrem maldade ou engano, alegre se em viver a verdade de Cristo em seu relacionamento de amor.
Tudo sofre:Sofra. Nunca foi dito que seria fácil, porém, a vitória é certa. Ao tempo de Deus, todas as coisas serão feitas , espere, sofra, mas não esmoreça ou caia, não se perca ou fuja, enfrente e vença.
Tudo crê:Crei a. Mesmo que a razão lhe cegue ou engane, creia.
Tudo espera: Há tempo para tudo. Aquele que a boa obra começou, será fiel em completá-la. Descanse, não se inquiete, ou se estremeça.
Tudo suporta: Aguente Firme. Peça a Deus um fardo mais leve e ombros mais fortes. Não queira viver momentos de “fogo em palha”, porém, “Chama Eterna”, que não depende do combustível para queimar, apenas do amor.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pescadores de homens !

Na Galiléia Jesus reencontra os irmãos Simão e André. Da primeira vez que se encontraram na Judéia os dois eram discípulos de João Batista e ouviram João dizer que Jesus era o Cordeiro de Deus. Naquela ocasião os dois seguiram a Jesus e Simão ganhou um novo nome, Pedro. Isso está no primeiro capítulo do evangelho de João.


Daquela vez eles foram convidados para conhecer onde Jesus morava. Era um chamado para a salvação, o mesmo que Jesus faz a cada pessoa que tem o primeiro contato com ele. “Você quer saber onde eu moro? Então venha comigo” é mais ou menos o que ele diz a cada coração. É um convite para o céu.
No reencontro na Galiléia, que é descrito por Mateus, os dois são chamados para o serviço. A ordem é sempre esta: primeiro você recebe o convite para ser salvo, depois para servir. Primeiro a fé, depois as obras; primeiro o perdão dos pecados, depois o fruto da fé; primeiro o céu, depois a terra.
Simão e André eram pescadores e Jesus os chamou para serem pescadores de homens. Tudo o que eles precisavam fazer era seguir a Jesus.
A capacitação e o poder para transformá-los em pescadores de homens viria de Deus, não de uma faculdade de teologia ou algo assim. Não seria uma pesca com redes. As redes eles deixaram para trás. Não era para saírem por aí aprisionando pessoas, mas libertando. Andar com Jesus faria deles iscas vivas. Eles deviam levar o sabor e a fragrância de Jesus por onde quer que fossem.
O pescador vai onde o peixe está, corre riscos e não faz barulho para não chamar a atenção para si. É de Jesus, perdão e salvação que o pescador de homens fala, não de religião, costumes ou prosperidade. O tema do pescador de homens é Jesus, o mais próximo que Deus chegou do ser humano. E as boas novas não são uma lista de tarefas, mas a notícia de que Jesus morreu e ressuscitou para salvar e justificar o pecador.
Neste capítulo 4 do evangelho de Mateus mais dois pescadores são chamados para se tornarem pescadores de homens: Tiago e João. Eles imediatamente deixam o barco e seu pai, Zebedeu, e seguem a Jesus. Imediatamente! Jesus tem prioridade.
Muitos empreendedores, políticos e artistas daquela época tiveram seus nomes apagados pela poeira dos séculos. Os nomes dos pescadores Pedro, André, João e Tiago só permanecem porque tiveram um encontro com Jesus e foram chamados a anunciar as boas novas da salvação, que é o que significa a palavra “evangelho”. Esse encontro tem conseqüências eternas.
Você já foi pescado? Você já foi chamado?

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atençãoo !

Faltam exatamente 50 dias para o nosso congresso e abaixo estarei dando alguns recadoos importantes !
O primeiro recado é que sabado as 11:00hrs da manhã haverá ensaio ! O segundo recado é que anoite tem santa ceia e TODOS os adolescentes vão levar 1 pacote de bolacha recheada para a assistência social da igreja! O terceiro recado é que na santa ceia deverão estar todos os adolescente, pois iremos tirar a foto para o convite do nosso congresso e depois Vigilia da meia - noite !


Domingo pela manhã não haverá  ensaio, pois é dia das mães, porém haverá escola dominical normalmente e a noite culto normal ! Enfim final de semana bem corrido porém Deus vai na frente e vai nos dar vitória !!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O que significa esperar no senhor?

No Salmo 40:1 está escrito: “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”. No hebraico bíblico, a expressão “esperar com paciência”, faz uso de um verbo no Piel, que indica uma ação intensa.
Esperar no Senhor não significa ficarmos de braços cruzados, esperando que Deus faça tudo por nós. Esperar no Senhor denota ação, atividade, ou seja, fazermos a nossa parte. Deus faz a parte dele e precisamos realizar aquilo que nos compete. Em Provérbios 13:4 está escrito: “O preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança”.


  Piel denota uma ação intensa, ou seja, não é para fazermos o mínimo, mas trabalharmos da melhor maneira possível, realizando o nosso melhor. Em Efésios 6:6-7 está escrito: “não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.”
A Bíblia nos ensina a não sermos acomodados, como podemos ver em 1 Tessalonicenses 4:11-12, que diz: “procureis … tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos … a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma”.
Infelizmente, não são raras as situações em que falsos pastores e “apóstolos” fraudulentos incentivam o povo de Deus a adquirirem os mais variados objetos, que segundo eles, resolverão todos os problemas da pessoa, como por um passe de mágica. Daí temos absurdos como a chamada “água ungida”, em que somente um pingo desta água resolveria todos os problemas da vida de alguém; é claro que para adquirir esta água abençoada teríamos de desembolsar uma ofertinha de mil reais. Isto é um absurdo. O sucesso somente pode ser conquistado através de muito trabalho e dedicação. Esta estória de que podemos conseguir algo na vida por meio de água ungida ou outras macumbas evangélicas, não está de acordo com as Escrituras Sagradas e quem promove estes absurdos, com certeza, não está sendo dirigido por Deus.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Fazer a Diferença !

Neste século XXI devemos ser Adolescentes que façam a diferença, E que não se contaminem com os manjares do rei deste século "Satanas" pois ele faz de tudo para nos afastar ddo caminho do céu,
Nos oferendo Bandejas de tudo que é tipo de Imundicia.
 Mais eu vos digo: - Não é impossivel recusar estas Bandejas e fazer a vontade do pai.
E se fizermos isto Deus, nos recompensará...
Pois Ele tem muitas bençãos para nós, Basta crermos e fazermos a diferença,
Então Jovens creiam que ocês servem um Deus Poderoso e faça a Diferença neste mundo.



Como Diz a palavra de Deus:
"Vós sois o sal da terra, mais se o sal for insípito, com que se a de salgar? para nada mais
presta se não para ser pisado pelos homens" ( Mateus 5; 13)
Mais nós não queremos ser o sal insípito que de nada se aproveita. e que ainda sermos humilhados pelos homens não é??? Então façamos a Diferença...Pois também está escrito:
"Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte" ( Mateus 5:14)
Então sejamos a Luz do mundo pra brilhar em meio a estas densas trevas, e para mostrarmos as pessoas
que JESUS  transforma as nossas vidas. E assim Deus se alegrará conosco e nos recompensará...Então oremos mais, busquemos mais a palavra de Deus e tenhamos uma vida segundo a vontade de Deus!

sábado, 5 de maio de 2012

Ontem na rádio !

Ontem oo programa na rádioo foi benção ! Muita gente ligando, mandando email , o facebook então estava com muitos comentários sobre o  programa ! O programa de ontem bom demais !!!


Tudo isso é para glória de Deus ! No dia 1 de junho, será a primeira sexta do mês que vem e nós estaremos lá novamente! Marque em sua agenda 1 d junho as 22hrs na rádio Libertação FM 87.5 ! É necessário que ele cresça e eu diminua João 3:30 !

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Programação viver Para ti 87.5 FM

Então é o seguinte galera hojee a partir das 22 hrs ouçam a radio libertação 87.5 FM ou http://www.libertaçãofm.org.br/  pq vamoos falar do blog, louvar, ouvir a palavra de Deus e mandar um abraço para todos vcs não deixem de ouvir!


Ligue na rário e deixe seu recado, pedido de oraçãoo, louvor!! Fique atento pois a partir das 22hrs muittas novidadees em nosso facebook: viver pra ti 

Negar a si mesmo!


Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24
Quando é falado em negar algo, somos levados a pensar que se trata de algo ruim, que não nos faz bem ou que não é licito. Porém quem gostaria de negar o que faz “bem”, e que além de tudo nos mantém em uma situação de comodidade?


Essa é a situação que muitas pessoas vivem. Não negam aquilo que lhes propiciam conforto, a fim de estender a mão a quem de fato necessita. Vemos pessoas vivendo abaixo da linha da miséria literalmente, e ao mesmo tempo, vemos tantas outras que se esbaldam nas suas mais doces luxurias. Uns com tanto, e outros com nada.
Quando Jesus diz: “Negue-se a si mesmo”, não significa que devemos largar tudo que temos e deixar todas as coisas para trás. Mas sim, que devemos largar nosso orgulho, nossa cobiça, nossa falta de solidariedade e amor ao próximo. Ele diz para segui-lo, e para que esse fato torne-se real, não temos que estar enfiados dentro de um templo, mas sim que sejamos um templo de amor e humanidade.
Jesus pregou VIDA, e VIDA em ABUNDÂNCIA! Viver como Cristo nos ensina na sua Palavra, significa não sermos seres individuais, mas sim pessoas que vivem como irmãos. Um defendendo o outro, um socorrendo o outro, um amando ao outro. Esses gestos fazem com que nossa vida tenha abundância de GRAÇA e MISERICÓRDIA.
Sendo assim, NEGAR-SE A SI MESMO, e SEGUIR A CRISTO, significa o simples fato de não “olharmos somente para o nosso umbigo”, e sim, nos lembrar que estamos cercados de outras pessoas que também anseiam por um socorro, e principalmente conhecer a verdade que sara e que salva… JESUS!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aonde você esta gastando seu tempo? Estudo

Em Mateus 20:3, encontramos a palavra “ociosa”, no grego, que é sinônimo de um homem sem trabalho. Amigos, todos nós temos trabalho a fazer no reino de Deus. Acredito que, mesmo no Jardim do Éden antes da queda, Adão tinha trabalho a fazer. Após o primeiro pecado quando Adão foi expulso do jardim, Deus disse: com o suor de seu rosto você vai trabalhar a terra. Texto chave Geneses 47:3


-Vamos olhar para os resultados do pecado da ociosidade.
Em primeiro lugar deixe-me dizer que foi uma boa pergunta que Faraó fez; pelo seguinte motivo. Quando estrangeiros chegaram à terra do Egito, Faraó queria saber se eles tinham um oficio para contribuir para o reino, ou se eles estavam indo para ser um fardo para o reino.
 - A ociosidade é definida como quando um homem está desempregado, ou quando um homem não faz o que ele é suposto fazer.
Deus designa a cada um de nós um trabalho para o dia, você está ocioso se você não está trabalhando. Você é considerado como ocioso se você não está fazendo tudo o que devia. Há muitos que estão extremamente ocupados em fazer muito pouco.
2 Tessalonicenses 3:11 nos diz: “Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs”

 O pecado da preguiça:
- A ociosidade vai contra a intenção de Deus. Deus fez o homem para o trabalho. Mesmo no Jardim do Éden quando o homem era inocente do pecado, foi-lhe dada uma
tarefa. Deus nunca pretendeu que Adão estivesse sentado em uma rede bebendo chá gelado tendo uma vida ociosa. Deus queria que ele trabalhasse.

- A ociosidade é um pecado contra a natureza.
Quando Deus chamou este mundo à existência, as luzes dos corpos celestes, os ventos, ondas, e os planetas acima foram todos colocados em movimento, eles ainda continuam a se mover.
As criaturas da terra, como a formiga e a abelha estão continuamente ocupado. Estas criaturas, juntamente com muitos outros que Deus fez, testemunham contra o ócio e chama toda a natureza para a ação.

- A ociosidade coloca a família de Deus fora de ordem.
Acho que todos concordam que este mundo e tudo o que Deus criou são sua família. Deus determinou que todos os homens tenham algum trabalho em sua família. Se alguém estiver ocioso, então ele está fora de ordem e impede o progresso dos outros.
(1 Tessalonicense 5:14) Conta-nos, que uma pessoa ociosa é uma pessoa desordenada.

- A ociosidade é terreno fértil para a tentação.
Mentes e mãos ociosas é a oficina de demônios. Diz-se que um homem desempregado é como uma cidade sem muros ou um portão, um lugar onde qualquer inimigo pode ir e vir como lhe agrada. Um homem ocioso é como um navio que está vazio, qualquer um que entra no recipiente pode colocar qualquer coisa que eles querem. Aqueles que não estão fazendo a obra de Deus são mais suscetíveis a fazer obra do diabo.

- A ociosidade é um desperdício de tempo precioso.
Foi-nos dado tempo para glorificar a Deus, e tempo para trabalhar a nossa salvação, a pessoa ociosa desperdiça tudo.
Nós somos advertidos a remir o tempo.
A questão é: “Qual é sua ocupação?” Você é um colaborador ou você está ocioso?

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A fonte do Amor - Estudo

 Abaixo existe um texto com 4 tópicos que falam sobre o amor, que é tema do congresso dos adolescentes MVPT - Faltam apenas 58 dias para nosso congresso que sera nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho esperamos você para que juntos possamos adorar a Deus !


O Pai é fonte do amor:
- “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.” (João 15:9)
Tudo começa em Deus. Não conseguiremos entender o porquê precisamos amar ao próximo se não tivermos uma visão clara de que Deus é amor e Fonte de todo o amor. Tudo começa n’Ele. O Pai amou a Cristo, que por sua vez, nos amou da mesma forma, e nos incumbiu de fazer o mesmo em relação às outras pessoas. A única forma de estarmos ligados à Fonte divina é expressando o mesmo amor que d’Ele recebemos primeiro.

 Cristo Permaneceu no Amor do Pai:
- “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (João 15:10)
Cristo recebeu o amor do Pai e decidiu permanecer nele guardando Seus mandamentos. É como se dá numa casa onde há regras e disciplina. Um filho, para continuar desfrutando dos benefícios de viver em família, precisa se ajustar às regras, ou guardar os mandamentos da casa. Cristo guardou os mandamentos do Pai e, por isso, teve o privilégio de permanecer no Seu amor.

 Nós Devemos Permanecer no Amor de Cristo:
- “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (João 15:10)
Como Cristo permaneceu no amor do Pai, assim nós permaneceremos no amor de Cristo guardando seus mandamentos. Lembrando-nos do exemplo do filho e dos mandamentos da casa, desfrutaremos dos benefícios do Reino de Deus se andarmos em linha com a constituição desse Reino. Cristo será o nosso Pastor, Provedor, Mestre, nossa Paz, e muito mais, além do que podemos imaginar, se O respeitarmos e honrarmos, guardando Seus mandamentos.

O Mandamento: Amar-nos Uns aos Outros
- “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12 ) Quando falamos sobre mandamentos logo pensamos em “não matar”, “não adulterar”, “não roubar”, etc. No entanto, Jesus está falando de algo muito mais profundo do que simplesmente não fazer isso ou aquilo. Ele fala do que está na base do coração do ser humano: o ódio ou o amor. Por que as pessoas matam, roubam, adulteram, desonram seus pais, buscam outros deuses para adorar, ou cobiçam o que é dos outros? Porque a semente de ódio ainda está em seus corações. Mas, quando uma nova semente é plantada no interior, a semente do Amor de Deus, então, seus atos serão diferentes porque o coração será diferente. O mandamento requerido, portanto, é “amai-vos uns aos outros”, porque quem ama não rouba, nem adultera, nem fala mal do próximo; e assim, cumpriremos a lei de Deus.